Uma dica de ouro para melhorar sua performance e extrair o melhor das suas pedaladas.
Cadência é um dos principais fatores de desempenho no ciclismo. O termo cadência pode ser descrito mais comumente como velocidade da sua pedalada, a cadência é medida em rotações por minuto(rpm), basicamente é o número de vezes que seus pés fazem circulos completos em 60 segundos de pedalada.
A cadência pode variar de ciclista para ciclista e o mesmo ciclista também pode ter variações de cadência em situações distintas. Os bikers de elite, profissionais, atletas usam o tipo de cadência rápida, existem pessoas que falam sobre cadência perfeita, mas isso não existe.
Medidas para descrever a CADÊNCIA
Muito Lento:
50-70 RPM
Lento:
70-80 RPM
Muito Lento:
80-90 RPM
Rápido:
90-100RPM
Muito Rápido:
100-110 RPM
Extremamente Rápido:
110+ RPM
Com os tipos de cadência descritos acima, podemos separar em 2 categorias, cadência alta e baixa. Entendendo os benefícios e malefícios de se pedalar em uma cadência baixa ou em uma cadência alta. Lembrando que qualquer estimulo desse tipo deve ser feito sempre com a orientação de um profissional, como treinadores especializados, professores de educação física entre outros.
As vantagens sobre manter uma cadência alta aumentam a eficiência da pedalada, atingindo índices mais altos de potência e força.
Com cardio e respiratório bem treinados você conseguirá manter a cadência alta por mais tempo. Consegue fazer mudanças bruscas de marcha. Acelera mais rapidamente em curtos espaços de tempo e exerce menos pressão muscular, com isso fadiga menos.
Pernas longas e fortes conseguem manter cadência baixa por mais tempo, o ciclista sofre menos sobrecarga cardíaca e respiratória, mantendo a baixa frequência cardíaca.
A cadência baixa aumenta significativamente a força sobre pernas, joelhos.
Vai exigir muito mais do seu cardiorrespiratório. Por isso é importante treinar elevando frequências cardíacas para se manter em altas rotações por mais tempo.
O coração e pulmões suportam mais tempo mas as pernas desgastam mais rapidamente, se tem maior pressão e estresse nos joelhos e articulações inferiores e para aumentar a velocidade você precisará de mais tempo.
Ao aumentar a cadência no pedal, o biker consegue se manter por mais tempo em altas velocidades sem fazer muito esforço o que poupa e muito a musculatura. Para se manter nessa cadência mais alta é necessário maior envio de sangue e oxigênio para a musculatura, o que exige muito mais do condicionamento cardiorrespiratório. Causa certo desconforto no início mas é possível se adaptar com treinos específicos.
Tiros curtos, com cerca de 30 segundos, com marchas leves e giro máximo — inclusive podem ser feitos no rolo. Optar por marchas mais leves durante as pedaladas e procurar se concentrar na técnica (no movimento redondo da pedalada) também são importantes. Sempre que encarar uma subida, deixe a marcha mais leve para aumentar/manter a cadência. Não se esqueça também de pedalar em descidas não muito íngremes colocando marchas mais pesadas para manter a cadência e aumentar a velocidade.
Essa é uma variável muito pessoal, baseada na capacidade de girar mais ou menos de cada ciclista. Alguns terão mais facilidade em girar mais com marchas mais leves para atingir uma determinada potência que outros alcançarão mais fácil girando menos com marchas mais pesadas. O alemão Jan Ullrich, por exemplo, era um que escalava bem pedalando totalmente “travado”. A cadência ideal, portanto, terá de ser verificada com a prática nos treinos.
Quanto mais redonda for a pedalada, mais fácil será manter uma cadência alta. Mountain bikers possuem excelente técnica de pedalada, devido ao fato de permanecerem sentados ao encarar subidas íngremes cheias de pedras e cascalhos para manter a estabilidade da bike. Assim, conseguem aplicar melhor a força durante todo o ciclo da pedalada. Escalar sentado na bike e pedalar de MTB são portanto, boas dicas para melhorar a técnica.
MODALIDADES DO MOUNTAIN BIKE
Concluímos que o aumento de cadência melhora no desempenho e aumenta a eficiência do biker, se tem um aumento de velocidade com mínimo de esforço. A melhor dica é pedalar de MTB e escalar montanhas sentado, além de melhorar sua técnica você acaba, de certa forma, melhorando sua cadência
Fontes: Revista Vo2 Bike, por Daniel Balsa e www.biketribe.com.br