1
Conheça seus limites.
Não se aventure se ainda não tem a técnica ou experiência para fazer determinadas manobras ou transpor obstáculos. Até os mais experientes se machucam, tenha sempre prudência e saiba seus limites. Tudo no seu tempo, você vai chegar e ir mais longe em breve!
2
Alimente-se bem.
Leve sempre com você alimentos saudáveis, ricos em vitaminas e carboidratos para te dar energia para que complete seu pedal, barras de cereal, paçoquinhas, bisnaguinhas, carb-ups são ótimos exemplos do que levar, lembre-se sempre de ingerir água para não ficar desidratado, beba água mesmo sem sede durante os pedais, em poucas quantidades mas rotineiramente.
3
Use EPI's, capacete, luvas, óculos, não saia de casa sem eles.
O uso dos EPI's é muito importante, evita que você se machuque seriamente em uma queda, o capacete e as luvas protegem sim e são itens obrigatórios nos nossos pedais. Já me salvei e vi muitos se salvarem por estarem usando capacete e luvas.
4
Use roupas adequadas.
Pedalar é uma delicia, mas não é confortável, se estiver usando roupas inadequadas então pode ter certeza que vai sofrer, infelizmente, todos nós já passamos por grandes dificuldades nos pedais, e as roupas são grande problema ao iniciar. Use roupas especificas para o MTB, blubas com bolsos nas costas, uma boa bermuda ou bretelle com forro, capacetes, luvas, uma sapatilha ou um bom tênis.
5
Não jogue lixo nas trilhas ou vias
Muitas vezes produzimos lixo durante o pedal, papel de bala, paçoquinha, uma barra de cereal, carb-up, enfim, reserve um espaço na sua camisa, ou mochila para levar o lixo embora, não suje as trilhas.
6
Não ande de bike nas calçadas
Você em cima da bike é um biker, por isso, seja cauteloso e prudente, não ande em cima das calçadas, você pode atropelar uma criança, um idoso e causar um grande acidente, inclusive se machucar bastante.
7
Não ande na contramão das vias
Muita gente acha que é certo mas não é, andar na contramão, além de ferir o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) você pode ser atropelado e sofrer ferimentos graves e até vir a óbito. Nenhum motorista espera alguém vindo na contramão do fluxo, por isso, nunca faça isso em nenhuma hipótese, se precisar vá empurrando a bike, é mais seguro.
8
Seja cordial e paciente com outros veículos, pedestres e principalmente com outros ciclistas.
Vemos muita gente mal educada por ai, no trânsito e em vários outros lugares, você não quer ser mais um visto dessa forma né? Seja paciente, afinal você saiu de casa pra aproveitar e se divertir, respeite pedestres, outros veículos, sinalize, ande na direita, se atente sempre com as portas do carros abrindo como num passe de mágica. Pilote pra se divertir e aproveitar, respeitando as regras e outros à sua volta. Garanto, você só tem a ganhar agindo assim.
9
Mantenha sempre a bike limpa e revisada
Muitos problemas podem ser evitados com a revisão rotineira da bike, sempre que chegar de um pedal, lave sua bike, limpe e lubrifique as correntes com liquido próprio a famosa "cerinha", não vá usar WD-40 rsrs, confira os freios, pneus, pedais e outros itens, veja se tudo está em ordem para o próximo pedal, lembre-se que a bike é a sua fiel escudeira, mantenha ela em ordem e ela nunca te deixará na mão.
10
Ferramentas e peças
Tenha sempre com você pelo menos uma câmara de ar reserva, uma boa bomba de mão, remendos e reparos para se o pneu furar e um bom alicate multiferramenta, com esses itens vai conseguir se livrar bem de uma enrascada se a bike quebrar. Ahhh e lembre-se, mesmo que se não souber usar tente carregar com você esses itens, em um grupo sempre haverá alguém que vai te ajudar e se pegar alguma coisa emprestado, devolva, você pode precisar de novo e a pessoa pode não mais te ajudar...