Ele pode salvar sua vida, nunca saia sem ele.
O capacete é o principal item que você tem que ter para começar no MTB ou em qualquer outro esporte, ele protege a parte principal do nosso corpo, a cabeça, consequentemente o cérebro, a parte mais frágil do nosso corpo, apesar do crânio parecer bem duro, ele não é.
Apesar de não ser obrigatório para passeios urbanos ou rurais (na minha humilde opinião, deveria ser), todo mundo que pedala recomenda e muito. Ele é responsável por proteger a cabeça do ciclista em caso de queda ou impacto. Pode ser a diferença principal em um dano cerebral grave ou não.
AQUI NO AMPARO RIDE TODOS OS PARTICIPANTES TEM QUE USAR OBRIGATÓRIAMENTE O CAPACETE PARA PARTICIPAR DOS PASSEIOS, TANTO URBANOS QUANTO RURAIS.
Como é feito um capacete?
O casco é a camada externa do capacete, projetada para oferecer proteção contra penetração de objetos e abrasão. Sua função principal é manter as partes do capacete unidas em pancadas mais fortes. Esse caso pode ser feito de pet, policarbonato ou plástico de alta qualidade.
Viseira, que ajuda potencialmente na proteção contra sol e impactos leves em galhos ou pequenos objetos. (Eu particularmente retiro ou prefiro os capacetes sem esse item).
Os forros costumam ser feitos de poliestireno expandido, moldado em sua forma granular em moldes. Alguns capacetes atuais podem contar com alguns reforços estruturais de diferentes materiais sendo: Nylon, telas de metal ou kevlar que vão moldados dentro do forro. Em alguns modelos, com uma abertura maior para ventilação, esse tipo de reforço ajuda a evitar que eles quebrem em vários pedaços causados por impactos mais fortes. O Poliestireno pode ser usado em diversas densidades em áreas diferentes do capacete.
Feitas de nylon ou polipropileno as tiras ou fitas, servem para ajustar e prender o capacete na cabeça do usuário, possuem várias opções de ajuste e muitas vezes um fecho de liberação rápida. Para um bom uso do capacete é muito importante você ajustar as tiras corretamente.
O sistema de fixação é uma parte importante, conta com diversos tipos de regulagem, de altura, abertura permitindo assim que o capacete fique bem preso à cabeça, alguns capacetes têm elaborados sistemas de fixação e retenção que se prendem a região occipital do crânio.
Algumas almofadas macias podem ser encontradas no interior do capacete, chamadas de acolchoamento, elas são responsáveis por absorver o suor e melhorar o conforto do capacete. Normalmente pode-se retirar essas almofadas para lavagem.
Todo capacete tem seu sistema de ventilação próprio, por serem ótimos isolantes térmicos precisam ter o sistema de ventilação para garantir conforto do equipamento.
TECNOLOGIAS RECENTES DOS CAPACETES
Você já deve ter ouvido falar em MIPS, a sigla MIPS quer dizer Multi-directional Impact Protection System ou na forma traduzida Sistema de proteção à impactos multidirecional. É um sistema adicional que tem como função simular a proteção do cérebro.
A MIPS foi fundada em 2001 por 5 especialistas em biomecânica da KTH( Royal Institute of Technology) da Suécia. Em diversos estudos elaborados por eles descobriram que os maiores impactos sofridos pelos ciclistas são em ângulo e esses impactos geram uma força de rotação na cabeça fazendo com que o cérebro se movimente violentamente dentro do crânio, resultando em lesões que podem ser severas.
Desenvolveram então o sistema MIPS, uma camada fina de plástico entre a cabeça do biker e o capacete. Ao sofrer um impacto em ângulo ou linear o sistema tem seu acionamento ativado fazendo que o casco escorregue alguns milímetros por essa camada, dissipando assim a força rotacional que iria integralmente para a cabeça do ciclista. Esse sistema não altera em quase nada o peso e muito menos o conforto.
Você pode ver mais sobre a tecnologia no site MIPS Safety For Helmets
É uma tecnologia desenvolvida pela Bontrager, parece um gel com uma densidade maior na parte interna do capacete, é um material amortecedor que se modifica estruturalmente em três etapas diferentes, flexão, deformação e deslizamento. Serve para absorver impactos tanto direcionais quanto rotacionais. É tido por eles como um dos maiores avanços contra concussões em ciclistas da atualidade. Dizem que pode ser até 48% mais eficaz que um sistema de espuma EPS encontrado nos capacetes tradicionais.
Leia um artigo completo dos estudos feitos sobre essa tecnologia clicando aqui
Vídeo sobre a tecnologia WaveCel Bontrager
Capacete tem tamanho e ele só funciona bem se usado no tamanho correto. Se comprar um capacete maior ou menor demais vai ser quase como se você não estivesse usando nenhum capacete, estando exposto a riscos graves.
Todo capacete que se preze tem em seu interior uma etiqueta com o tamanho, para medir corretamente sua cabeça e saber o tamanho correto que deve usar, passe uma fita métrica por sobre as sobrancelhas e logo acima das orelhas. Compare com o valor do selo indicado no capacete, se os números se aproximarem sabe que é o capacete correto.
Existem vários tamanhos, confira abaixo:
Confira sempre o tamanho na etiqueta do equipamento ou com o fabricante.
Forma correta de medir a circunferência da sua cabeça.
A forma correta de posicionamento do capacete é no centro e topo da cabeça, de forma centralizada. Você deve utilizar as regulagens da parte occipital para fazer a fixação, e as fitas para fazer o ajuste lateral, você verá que as fitas formam um “Y” a junção desse “Y” deve ficar imediatamente abaixo das orelhas de forma justa em incomodar. O fecho deve servir apenas para que garanta que ele não saia da sua cabeça. Eu sempre deixo uma folguinha enfiando os dedos entre o queixo e o fecho, assim garante que se em uma queda você desmaiar ele não te sufoque.
Abaixo um dos vídeos mais legais que já vi sobre como regular corretamente seu capacete, basicamente é tudo isso que falei logo acima.
Como regular corretamente seu capacete em sua cabeça. Praticamente todos os capacetes tem os mesmos recursos.
Inspecione periodicamente seu capacete a procura de pequenas fissuras, trincas ou qualquer outro tipo de dano. Caso existam sinais de dano ou então tenha sofrido uma queda com ele é importante trocar o capacete imediatamente. Muitos danos não são visíveis facilmente, o isopor rígido (poliestireno) que compõem internamente os capacetes podem se deformar facilmente e milimetricamente e uma vez deformado pode não ter a mesma eficácia na proteção daquele local. Ele pode de fato ficar ineficaz.
Ahhh, tome muito cuidado ao derrubar seu capacete no chão, você pode ter que trocar ele por uma simples queda das suas mãos.
Outro ponto é se atentar a validade do equipamento, o isopor tende a ficar mais rígido com o passar do tempo, fazendo assim que o capacete perca a propriedade de proteção em quedas, cada fabricante tem seu tempo de validade mas normalmente o que se vê é em torno de 3 anos.
Agora que já sabe um pouco sobre capacetes, como e pra que são desenvolvidos, se você é iniciante compre um bom capacete e se for pedalar, nunca saia sem ele, ele pode salvar sua vida.
Se já é experiente e mesmo assim acha que é invencível, procure reavaliar seu pensamento, uma queda, por mais simples que seja pode trazer consequências muito graves, o capacete ajuda muito a te proteger e mesmo assim algo grave pode acontecer, imagine se você estiver sem ele, pode ser muito pior.
Bons pedais a todos, pra cima, bora girar!!!