Dicas para você arrasar nos pedais!

Não existe uma fórmula mágica, é preciso garra e muito chá de selim, mas essas dicas podem te ajudar e muito a melhorar nos seus pedais!

Não existe uma fórmula milagrosa que vai fazer você virar um Avancini da noite pro dia, para chegar em resultados bons você precisa seguir um certo mantra, eu sempre digo, ser biker é ter um estilo de vida diferente, é criar regrinhas próprias que ajudarão na saúde e na vida!

A bike traz uma satisfação incrível de conquista mas, para alcançar essa satisfação você precisa do famoso "chá de selim", você precisa ir pedalar, buscar melhorar seu esforço, assim, consequentemente seu desempenho aumentará, veja abaixo algumas dicas legais que podem ajudar nisso tudo! 

Dica 1: Você precisa de atividades que mostrem que você pode ir sempre além!

Encarar desafios, superar limites, traçar novos objetivos, tudo isso pode ajuda a mentalizar que você pode ir além do que imagina. Isso vale para qualquer coisa, para bike ou para qualquer atividade em outra área da sua vida em que você queira chegar em uma meta. Invista em você, tente alimentar uma mentalidade que supera barreiras, uma mentalidade que você veja que consegue alcançar e superar desafios maiores que imagina. Quem pedala no Amparo Ride sabe do que estou falando. - Você pode tudo o que quiser!

Algumas práticas podem ajudar a ganhar resiliência:

- Meditar;
- Ler ou aprender algo novo, como por exemplo fazer a revisão da sua própria bike;
- Terapias alternativas;
- Praticar outro tipo de atividade física como, caminhadas, corrida, musculação, aqui no Amparo Ride temos nosso Hiking Let's Walk

Essas são algumas das variadas atividades que podem ajudar a você conquistar esse pensamento, é um trabalho interior muito importante que você precisa adquirir para assim melhorar sua capacidade de resiliência e adaptação a situações difíceis.

Dica 2: Dormir bem é bom pra tudo!

Dormir é uma necessidade fisiológica do ser humano, é uma forma geral do organismo se recompor, sintetizar tudo o que consumiu.
Você se recupera e se sente renovado, os músculos são formados e ganham a famosa resistência. Você também recarrega seu cérebro e mente, ganhando assim mais força para encarar as tarefas do dia-a-dia. Desempenho está ligado diretamente a descanso, então durma bem...

Dica 3: Alimente-se bem.

A alimentação é uma das principais aliadas à sua performance no pedal. Você precisa se alimentar bem, isso ajuda evitar fadiga muscular, câimbras, entre outros problemas durante e pós pedal. 
Indico fazer uma consulta com um bom nutricionista, assim você conseguirá avaliar quais tipos de alimentos adequados ao que procura, quantidades, horários, enfim, tudo que engloba ter um bom desempenho aliado a uma boa alimentação.

Dica 4: Hidrate-se bem.

A maior parte do nosso organismo é feita de água, seu corpo precisa dela para trabalhar com 100% da capacidade. A água ajuda na absorção e processamento de vitaminas e minerais que os alimentos fornecem ao seu corpo, podemos concluir que, quanto mais água no seu organismo, melhor será o aproveitamento de toda alimentação que você ingere.
Durante o pedal tome bastante água, mas em pequenas porções, assim você evita a sensação de estomago cheio, com isso evitando algum desconforto. Experimente também sucos naturais, vitaminas com frutas, entre outros, deles você consegue absorver também nutrientes e energia para seu organismo de forma bem rápida. 

Experimente um bom suco de beterraba com laranja, é uma ótima pedida para os ciclistas antes do treino.
O ideal é ingerir 500 ml de suco de beterraba aproximadamente 3 horas antes do treino para que ocorra todo o processo de absorção no corpo. Os efeitos devem permanecer cerca de 6 a 9 horas e são perceptíveis em ciclistas moderadamente treinados

O principal efeito da beterraba no ciclismo:

Vamos fazer uma analogia, imagina um carro que economiza combustível. Ele roda mais quilômetros, gastando pouco e sendo mais eficiente. É isso que acontece com os(as) ciclistas, haverá uma economia no gasto do oxigênio causando uma melhora no rendimento e ocorrendo uma fadiga um pouco mais tardia.

Sendo assim, alguns benefícios são:

Redução do consumo de oxigênio
Aumento da potência
Aumento do tempo para alcançar a exaustão
Melhorado desempenho
Prevenção de hipertensão e doenças cardiovasculares
Além de tudo isso, a beterraba é rica em vitaminas, potássio, sódio, fósforo, cálcio, zinco, ferro e manganês. Utilizada na luta contra a anemia, por exemplo.

Como fazer o famoso suco de beterraba para ciclistas então?

Para fazer é muito simples, vamos precisar de: 1 beterraba, 5 laranjas, 1 espremedor e 1 liquidificador. Se quiser trocar a laranja pela água de coco também é uma ótima opção. O ideal é fazer com a beterraba crua porque ao cozinhar perde-se um pouco das substâncias.

Esprema as cinco laranjas, descasque a beterraba e corte ela em alguns pedaços. Após coloque tudo no liquidificador para bater, ou seja, o suco da laranja e a beterraba descascada e picada. Se quiser coloque gelo também.
Depois de bater no liquidificador, você pode coar se preferir. Cheers!

Dica 5: Mantenha seu peso em dia!

Já fui obeso mórbido, ainda estou no sobrepeso e seu como é difícil manter o peso em dia, as tarefas diárias, a falta de tempo, a correria e stress do dia-a-dia deixa tudo mais complicado. Mesmo sendo difícil devemos tentar mudar nossa dieta diária, evitar alguns tipos de alimentos e nunca ficar longos períodos sem pedalar. A obesidade é uma doença grave que independe diretamente de só comer pra ser gordo, hoje em dia ela está associada a vários fatores, como ansiedade, stress, entre outras doenças. O sobrepeso ou a obesidade podem trazer grandes riscos à saúde como, diabetes tipo 2, problemas de circulação, esteatose hepática, problemas na respiração como a apneia do sono e diversos outros tipos de problemas de moderados a graves. 

Dica 6: Suplementação com produtos naturais.

Na parte da alimentação falei sobre a consulta com um bom nutricionista, esse profissional se encaixa aqui também. Com ele você conseguirá quais alimentos podem ajudar na suplementação de forma natural. Se busca a performance ou não sofrer fora dos padrões durante um pedal você precisa da suplementação. Explique ao seu nutricionista seus objetivos, ele conseguirá traçar um planejamento indicando os alimentos mais adequados ao seu biotipo. Nunca entre na onda dos que se acham "espertos" com uso de anabolizantes ou outras substâncias, além de prejudicar bastante seu organismo, se for querer participar de provas, se for pego em um antidoping você pode entrar em uma bela enrascada, vide o caso do Lance Armstrong que perdeu todos os títulos ganhos depois de 1998 e ainda foi banido do ciclismo competitivo pela UCI, em razão do uso de dopagem bioquímica.

Dica 7: Roupas adequadas fazem diferença sim.

Tem gente que quer pedalar, fazer trilhas, mas acha que as roupas de ciclismo não são pra ele, agarradinhas eu não uso não. Há vários motivos que fundamentam você repensar sua opinião, as roupas de ciclismo fazem uma baita diferença e aumentam e muito a performance no pedal.
Elas tem medidas certas, são de um material específico, com costuras e corte próprios para a movimentação em cima da bike, elas não incomodam, pelo contrário, deixam você muito mais confortável, elas não enxarcam de suor, entrem vários outros benefícios para seu desempenho. 

Dica 8: A dica mestre, mantenha sua bike sempre pronta.

A bike é a sua melhor amiga, ela te leva a lugares incríveis, torna sua vida melhor. Deixe sua bike sempre limpa, revisada, cheque tudo frequentemente. Desempenho está diretamente ligado a alta carga de força e treinamento, ou seja, sua bike vai sofrer tanto quanto você. Manter a bike em dia é manter você seguro. Cheque sempre os freios, pneus, sempre olhe seu quadro, pois muitas vezes micro rachaduras são imperceptíveis. Lave, lubrifique, sempre que voltar de um pedal faça uma checagem geral, limpe e lubrifique a corrente, isso ajuda a evitar o desgaste prematuro. Procure aprender sobre o funcionamento de cada item da sua bike, existem muitos materiais na internet, vídeos diversos no YouTube, você aprender e ser autossuficiente ajuda tanto a manter sua bike sempre pronta para os desafios como ainda economizar uma bela grana.

Não existe segredo mágico, toda evolução é gradativa e lenta, pra ela acontecer precisa se manter regrada e constante, a mudança de pequenos hábitos, não busque resultados rápidos pois, você não os terá. O processo é lento, gradativo e gratificante, vá aos poucos, procure um grupo com pessoas mais experientes que você, pergunte, aprenda, tente sempre evoluir agregando conhecimento, ele nunca é demais e vai te ajudar muito a aumentar sua performance. Lembre-se você pode tudo, só depende de onde você quer chegar!

Compartilhe essa página

Pra cima sempre, bora girar!

© Copyright 2020 Amparo Ride - Todos os diretos reservados - Desenvolvido por BLACKDOG.DEV